RIO - O Grupo EBX adquiriu, por meio de sua empresa AUX Canada, o controle acionário da mineradora canadense Ventana Gold, da qual já detinha cerca de 20% das ações ordinárias. A aquisição simboliza o retorno do grupo do empresário Eike Batista à exploração de ouro, que marcou o começo de suas atividades, na década de 80.
- Estamos de volta ao ouro com a maior mina da América do Sul. Mais uma vez adquirimos ativos de baixo custo e padrão mundial - comemorou Eike.
A negociação para a compra da totalidade das ações da Ventana Gold começou em novembro do ano passado, quando a AUX fez uma oferta de US$ 12,63 por ação em circulação da mineradora. O prazo para a negociação foi estendido e, em fevereiro, a AUX elevou a oferta para US$ 13,06 por ação e entrou em acordo com o Conselho de Administração da Ventana Gold, que recomendou aos acionistas que aceitassem a proposta até 2 de março.
O prazo foi então estendido por mais 10 dias úteis, encerrado-se em 16 de março. Com a adesão da quase totalidade dos acionistas, a AUX tornou-se controladora da Ventana Gold, passando a deter percentual superior a 90% do seu capital social. Como consequência, a AUX está habilitada a resgatar as ações remanescentes e, assim, realizar o fechamento do capital da Ventana Gold no Canadá.
A Ventana Gold, sediada em Vancouver e voltada sobretudo à exploração de ouro, detém direitos minerários na região de California-Vetas, área histórica de garimpo no norte da Colômbia. É neste país que a empresa possui dois importantes projetos: La Bodega, que envolve minas de ouro, prata e cobre, e California Vetas, em estágio inicial de exploração de ouro. A soma dos ativos da Ventana Gold garante ao EBX um dos maiores depósitos de ouro subterrâneo do mundo, de acordo com a assessoria do grupo.
Fonte: Extra Online
PUBLICIDADE