A implantação de mais uma siderúrgica em Anchieta, a Companhia Siderúrgica Ubu (CSU), projeto da Vale, vai gerar, também, polos industriais e de serviços nos municípios vizinhos. Essa é, pelo menos, a intenção de Guarapari, que se prepara para iniciar um estudo, em parceria com o governo do Estado, para definir a vocação do município em relação ao polo que se pretende implantar na cidade.
“Já identificamos algumas áreas onde o polo de empresas de serviços e de fornecedores poderá ser instalado. Não vamos divulgar, por enquanto, para evitar especulação”, destacou a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico de Guarapari, Aurelice Vieira.
Ela explicou que o município não teria condições de absorver sozinho os custos de um estudo como este. “Pedimos a parceria do governo do Estado, por meio da superintendência de Polarização dos Projetos Industriais (Suppin), que está em fase final de contratação da empresa que ficará responsável pelo desenvolvimento do estudo”, diz Aurelice Vieira.
O projeto da CSU foi apresentado ao governo do Estado no ano passado pela direção da Vale. O primeiro projeto de uma siderúrgica na região de Anchieta, que seria desenvolvido em parceria com a empresa chinesa Baosteel, foi abandonado depois que os órgãos ambientais consideraram o projeto impróprio para a região de Ubu.
A Vale, então, refez o projeto e, agora, pretende construir uma siderúrgica com capacidade para produzir 5 milhões de toneladas por ano. A previsão é de que a nova empresa comece a operar a partir de 2014.
“O que nós pretendemos avaliar, antes de criar o polo, é se é melhor criar uma área para congregar empresas prestadoras de serviços, ou se devemos manter a vocação de Guarapari para o lazer e criamos um polo voltado para o turismo de negócios”, afirmou Aurelice Vieira.
(Fonte: A Gazeta (Vitória)Denise Zandonadi)
PUBLICIDADE