A empresa de tintas, revestimentos e produtos químicos especiais Akzo Nobel divulgou, nesta quarta-feira, lucro líquido de 216 milhões de euros (US$ 253,84 milhões) para o terceiro trimestre de 2017, encerrado em 30 de setembro. O resultado representa uma queda de 24,2% ante os 285 milhões de euros registrados em igual período do ano anterior.
A holandesa, dona de marcas como Dulux, Sikkens e Interpon, também informou uma queda de 13% do lucro ajustado do terceiro trimestre antes de juros e impostos (Ebit) devido a problemas no setor e condições cambiais desfavoráveis. No período, o Ebit ficou em 383 milhões de euros ante 442 milhões de euros no mesmo período de 2016. A receita cresceu 1%, para 3,62 bilhões de euros.
PUBLICIDADE
A empresa afirmou que o Ebit para 2017 agora deve ficar em linha com o registrado em 2016, devido a condições cambiais adversas, problemas setoriais e interrupções na cadeia de fornecimento que incluem os efeitos adversos do Furacão Harvey nos Estados Unidos.
Segundo a empresa, as vendas cresceram 2% no período, impulsionadas por tintas decorativas e revestimentos.
A Akzo Nobel informou que está implementando várias medidas para reduzir os atuais desafios de mercado, incluindo o aumento dos preços de venda e controles adicionais de custo, e também disse que iniciou a primeira fase do plano para economizar 110 milhões de euros em 2018.
Fonte: Valor