O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) notificou a Petrobras a apresentar até hoje um ‘‘relatório consolidado’’ sobre o plano de recuperação da área atingida pelo vazamento de petróleo ocorrido no dia 31, na bacia de Santos. O poço fica a 250 quilômetros de Ilhabela, no litoral de São Paulo. As informações são da Agência Brasil.
Por meio de nota, o Ibama disse que pediu um ‘‘relatório consolidado sobre a resposta ao vazamento, incluindo o detalhamento das ações previstas no plano de emergência aprovado no licenciamento ambiental’’. Após a entrega do documento, o órgão decidirá qual sanção pode ser aplicada pelo vazamento do petróleo no mar. Em caso de multa, o valor máximo previsto na lei pode chegar a R$ 50 bilhões.
Na sexta-feira, técnicos do Ibama fizeram um sobrevoo na área atingida. Após a inspeção aérea, o órgão constatou que o volume despejado de óleo cru foi de 26 metros cúbicos. ‘‘O sobrevoo evidenciou a existência de uma mancha pouco espessa e descontínua, com aparência de frisos prateados (...). Durante o sobrevoo, foi possível observar a realização de dispersão mecânica do óleo no mar com o auxílio de jatos de água. Dada a distância da costa e as condições oceanográficas no local, o Ibama avalia que não deve haver chegada de óleo no litoral’’, diz o comunicado.
Fonte: Folha de Londrina,PR
PUBLICIDADE