A segunda prévia do Indicador de Atividade Econômica da Fundação Getulio Vargas (FGV) aponta queda de 1,4% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no primeiro trimestre de 2020, na comparação com o quarto trimestre do ano passado. Na comparação mensal, o indicador aponta retração de 5,6% em março, em relação a fevereiro.
Na comparação com igual período do ano anterior, a economia cresceu 0,1% no 1º trimestre de 2020 e caiu 1,4% em março. Claudio Considera, pesquisador associado ao Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da FGV, e responsável pela pesquisa, acredita que os números da prévia divulgada ontem são muito próximos dos dados definitivos que serão apresentados pela FGV nesta quarta-feira. Ele lembra que serão incluídos apenas os dados de do comércio varejista, que, segundo ele, não representam a maior parte do comércio e serviços.
PUBLICIDADE
Considera ressaltou que os resultados de março mostram melhor os efeitos da covid-19. “Quem vai expressar melhor o desastre é o resultado de março”, frisou, ressaltando que a comparação de março deste ano contra março do ano passado mostra uma queda de 1,9% na indústria, apesar da alta de 4,4% da indústria extrativa. Já nos serviços houve queda de 1,6% na mesma comparação, sendo que o comércio recuou 7,8%.
Fonte: Valor