A atividade industrial na zona do euro se acelerou em outubro, segundo um indicador antecedente divulgado ontem pela consultoria Markit. A melhora veio junto com o quarto aumento mensal seguido nas encomendas à indústria, apesar de a forte competição ter deixado pouca margem para aumentos nos preços.
O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) para o setor industrial da região da moeda comum subiu de 51,1 pontos a 51,3 pontos em outubro, em linha com o esperado por analistas. Números acima de 50 pontos indicam expansão da atividade. Abaixo, retração. O indicador atingiu um recorde de 26 meses em agosto, com 51,4 pontos.
Segundo a Markit, um robusto aumento na produção de países como Espanha, Itália e Irlanda mostra que a recuperação econômica está se espalhando pelo bloco. O subindicador de produção - visto como um bom termômetro do crescimento - subiu de 52,2 pontos a 52,9 pontos. "A indústria da zona do euro passa pelo período mais forte de crescimento em dois anos e meio. Mas, enquanto segue a recuperação, ela ainda é de toda maneira frustrantemente lenta", disse Chris Williamson, economista-chefe da Markit.
Fonte: Valor Econômico
PUBLICIDADE