A BR Distribuidora pode realizar ainda neste ano a sua oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), disse nesta quarta-feira (9) o presidente do conselho de administração da Petrobras, Nelson Carvalho.
"Minha ambição pessoal é este ano, mas o conselho de administração ainda não deliberou sobre prazo", disse Carvalho a jornalistas após cerimônia de adesão da Petrobras ao programa de governança de estatais da B3.
PUBLICIDADE
O conselho de administração da Petrobras aprovou, no dia 11 de julho, a abertura de capital da BR Distribuidora. A operação será uma oferta pública secundária de ações, ou seja, o capital levantado segue para a Petrobras e não para o caixa da empresa.
A BR Distribuidora é uma subsidiária da Petrobras, líder de distribuição de combustível no Brasil, com cerca de 8 mil postos em todo o país.
O presidente da Petrobras, Pedro Parente, disse em meados de junho, ao anunciar a proposta da diretoria ao conselho da estatal, que a oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) seria a melhor forma de proporcionar mais valor à companhia.
Anteriormente, a Petrobras pretendia vender o controle da BR Distribuidora a investidores, mas o processo foi suspenso por decisão judicial.
A BR Distribuidora é considerada um dos ativos de maior valor no programa de desinvestimentos da estatal, que projeta arrecadar US$ 21 bilhões no biênio 2017/18.
Há cerca de dois anos, o UBS avaliou a unidade de combustíveis da empresa em cerca de US$ 10 bilhões.
Fonte: G1