A produção da Itaminas Comércio de Minérios S/A, do grupo Itaminas, cuja compra está próxima de ser concluída pelo consórcio chinês ECE - Birô de Exploração e Desenvolvimento Mineral do Leste da China -, poderá ser elevada substancialmente e de forma relativamente rápida. "A mina não precisa fazer muito para conseguir elevar a produção para 25 milhões de toneladas por ano", disse o porta-voz da Itaminas.
A empresa é detentora de uma mina em Sarzedo (MG), cidade localizada a 40 quilômetros de Belo Horizonte (MG), com reservas estimadas em 1,3 bilhão de toneladas de minério de ferro. A Itaminas Comércio produz atualmente apenas 3 milhões de toneladas por ano.
O Grupo Itaminas está concluindo o processo de venda da Itaminas Comércio ao ECE por cerca de US$ 1,2 bilhão. O porta-voz da companhia disse que o preço exato a ser pago pelo consórcio chinês ainda é confidencial.
Diferentemente do que foi informado pela imprensa, o porta-voz da Itaminas disse que as operações de mineração da companhia em Sarzedo tinham "boa infraestrutura."
O porta-voz rebateu ainda informações divulgadas anteriormente de que a mina não tinha acesso ferroviário. "A mina está ligada aos portos do Rio de Janeiro e Espírito Santo, mas a maior parte (da produção) é transportada geralmente para o último Estado pela ferrovia operada pela Vale", disse.
O porta-voz estava se referindo a ferrovia de alto volume operada pela gigante mineradora que vai de Belo Horizonte ao porto de Tubarão, no Espírito Santo. As informações são da Dow Jones.
Fonte: Estadão
PUBLICIDADE