A liberação do Canal de Suez nesta segunda-feira (29) foi vista com alívio pelo mercado de navegação. Porém, a expectativa é que os efeitos do bloqueio se estendam pelas próximas semanas.
O navio “Ever Given” ficou encalhado desde a terça-feira passada, formando uma fila de centenas de navios à espera para atravessar o canal. A expectativa é que o fluxo seja retomado ainda hoje, mas o prazo para a normalização das viagens no local varia de quatro a seis dias, de acordo com as estimativas das companhias de navegação.
PUBLICIDADE
Para além da retomada das viagens, porém, haverá gargalos na chegada desses navios nos portos — tanto na Europa quanto na Ásia — com prováveis congestionamentos e atrasos na liberação das cargas.
Toda essa situação deverá afetar o Brasil indiretamente, tal como todo o comércio global. “Deve haver alguns atrasos e falta de contêineres, um problema que já existia antes do bloqueio e que agora deverá se agravar”, afirma Leandro Barreto, sócio da consultoria Solve Shipping, que estima que os entraves devem durar por algumas semanas.
O presidente da consultoria Datamar estimou um prazo de aproximadamente um mês até a regularização dos problemas gerados pelo bloqueio do canal.
Apesar disso, o cenário foi visto como positivo, considerando que havia projeções de que o bloqueio poderia durar semanas. Ontem a noite, as autoridades já se preparavam para ter que descarregar o navio, uma operação que levaria alguns dias, e que acabou não sendo necessária.
Fonte: Valor