O conglomerado britânico de mineração e siderurgia Liberty Steel Group fez uma oferta não-vinculante para comprar a operação de aço do grupo alemão Thyssenkrupp.
O Liberty Steel Group, parte da GFG Alliance, anunciou que uma possível combinação dos dois negócios criaria um grupo bem posicionado para enfrentar os desafios enfrentados pela indústria siderúrgica europeia. A empresa britânica, no entanto, não revelou os termos de sua oferta.
PUBLICIDADE
A Thyssenkrupp afirmou que está examinando a proposta com cuidado, mas também que continua conversando com outras partes interessadas. A empresa vem revendo e reestruturando seus negócios há algum tempo, com parte do portfólio destinado a potenciais desinvestimentos ou parcerias. Ela vendeu sua unidade de elevadores em um negócio de quase US$ 19 bilhões em ações no início deste ano.
Nos primeiros nove meses do ano fiscal, as operações de aço da Thyssenkrupp registraram receita de 5,46 bilhões de euros (US$ 6,39 bilhões) e um Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) negativo de 841 milhões de euros.
Analistas do Citi disseram que o valor da operação europeia de aço é de cerca de 1,65 bilhão de euros, com base em suas estimativas. Eles esperam que o negócio do aço tenha prejuízo em todo o ano fiscal, prevendo cerca de 1 bilhão de euros de fluxo de caixa livre negativo.
No entanto, eles esperam um ponto de equilíbrio de caixa no ano fiscal de 2021, bem como um fluxo de caixa livre positivo de 130 milhões de euros um ano depois, devido à melhoria dos spreads de aço e redução de custos.
O Commerzbank estima o valor justo das operações de aço da Thyssenkrupp em cerca de 3 bilhões de euros.
A Thyssenkrupp já havia tentado combinar sua operação de aço, mas uma fusão com a Tata Steel não teve sucesso no ano passado devido a preocupações antitruste.
Fonte: Valor