Brasília. Uma apresentação da Agência Canadense de Segurança em Comunicação (CSEC, na sigla em inglês) mostra que o Ministério de Minas e Energia foi alvo de espionagem. Na mira estavam telefonemas, e-mails e uso da internet -, que, segundo o documento, foi mapeada em detalhes. A informação foi divulgada ontem pelo programa Fantástico, da Rede Globo.
A apresentação foi entregue por Edward Snowden - ex-analista contratado da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos EUA -, ao jornalista americano Glenn Greenwald.
Ela mostra como funciona um programa de computador, chamado Olympia, que faz um mapeamento das comunicações telefônicas e de computador do ministério, incluindo e-mails. Há, por exemplo, registro de ligações telefônicas feitas para outros países. A ferramenta também identificou números de celulares, registro dos chips e até marcas dos aparelhos. A apresentação canadense foi exibida numa conferência em junho de 2012 para analistas ligados a agências de espionagem de cinco países, do grupo Five Eyes (Cinco Olhos, em português): Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, Austrália e Nova Zelândia.
O ministro Edison Lobão comentou o conteúdo da reportagem. Questionado sobre como reage aos documentos, ele disse: "Eu acho que configura um fato grave que merece repúdio. Aliás a presidenta Dilma já o fez amplamente na ONU", disse.
Fonte: Diário do Nordeste (CE)
PUBLICIDADE