O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Campos, anunciou nesta sexta-feira (25) a liberação de R$ 200 milhões em linhas de crédito do Fundo Geral do Turismo (Fungetur) para as áreas atingidas pelo vazamento do óleo. De acordo com ele, o montante será destinado aos micro e médios empresários afetados pelo desastre ambiental. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa na Capitania dos Portos de Pernambuco para esclarecer ações sobre o vazamento.
Na ocasião, o ministro afirmou também que sugeriu alteração no Decreto nº 8.127/13 que institui o Plano Nacional de Contingência (PNC), para que o Ministério do Turismo fosse incluído nele. Ele frisou que desde o início do aparecimento do óleo, o PNC foi mobilizado para mitigar o desastre.
PUBLICIDADE
Citando declarações do Ministério da Saúde, o ministro reforçou que as praias que foram atingidas pelo óleo, mas que já passaram pelo processo de limpeza, estariam propícias ao banho. Ele informou ainda que apenas 10% das praias de Pernambuco foram atingidas pelas manchas de óleo.
O comandante de Operações Navais da Marinha, Leonardo Puntel, que também esteve presente à coletiva, declarou que as investigações sobre a origem do vazamento continuam em andamento. Segundo ele, já foi aberto um inquérito, sob responsabilidade da Diretoria Geral de Navegação da Marinha, e que está sendo consideradas todas as possibilidades sobre quem foi o causador do acidente.