O Ministério de Minas e Energia (MME) prevê que o preço do petróleo oscilará entre US$ 80 e US$ 90 o barril entre 2030 e 2050. A projeção faz parte da minuta do Plano Nacional de Energia (PNE) 2050, elaborado pela pasta com apoio da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e que foi colocado em consulta pública nesta semana.
No documento, o governo aborda o tema do pico da demanda por óleo. A minuta lembra que “políticas para mitigar mudanças climáticas e poluição atmosférica podem contribuir para a desaceleração de seu crescimento, estimulando a substituição desta fonte, quando possível, por outras de menor impacto ambiental”.
Para médio prazo, porém, a versão preliminar do PNE 2050 projeta uma demanda crescente por petróleo, estimulada pela integração energética de diversos países em desenvolvimento.
Com relação ao Brasil, o governo prevê que a produção de petróleo nacional pode alcançar 6 milhões de barris diários em 2050, ante 2,4 milhões de barris diários em 2014.
“A perspectiva de produção de petróleo no Brasil aponta na direção da consolidação da posição de grande produtor e exportador de petróleo no horizonte até 2050. Contudo, a manutenção dos altos níveis de produção que se espera atingir entre 2030 e 2050 está associada à perspectiva de recuperação de áreas em declínio e à contínua atividade de exploração com previsibilidade de cronograma, fundamental para o planejamento dos investidores”, completou o MME.
PUBLICIDADE
Fonte: Valor