Uma plataforma que incentiva pequenas empresas a exportar e importar, desenvolvida pela startup de Florianópolis Intradebook, situada na Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia, a Acate Primavera, pode ter a tecnologia necessária para o avanço de pequenas empresas do Brasil e do mundo no comércio exterior. O ITC, Centro de Comércio Internacional, instituição da Organização Mundial do Comércio (OMC) e da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), da ONU, está avaliando o sistema como solução para apoiar pequenas empresas. O idealizador da plataforma, o empresário e economista Alfredo Kleper Lavor (foto), está animado. Ao lado da esposa e sócia Denise Karst Felix (E), observa o crescente número de registro de empresas no portal. Já são 610 de 35 países, somando 7.913 usuários.
O software da startup, denominado Intrade, conta com três etapas. A primeira ensina a fazer negócios com o exterior, a segunda oferece simulações de preços, prazos e operações completas de exportação e importação, e a última inclui a logística para movimentar produtos entre países. As duas primeiras etapas são gratuitas e apenas a terceira inclui custo às empresas.
PUBLICIDADE
– Uma empresinha do interior pode estar encerrando atividade porque não conhece a nossa ferramenta para exportar. Quando eu puder ajudar uma empresa do Vietnã a negociar com uma do interior da Bahia, aí o meu sonho de criar uma rede de comércio internacional estará realizado. Este é o meu grande sonho de economista – diz Lavor.
A experiência do empreendedor foi decisiva no formato da solução. Lavor nasceu em Santarém, no Pará. Mudou para o Rio de Janeiro para cursar graduação em Economia, passou no concurso da Eletrosul e veio para Florianópolis. Na empresa, atuou no departamento de importação, que comprava no exterior equipamentos para usinas. Mais tarde,, convidado pelo então superintendente do Sebrae/SC, Vinícius Lummertz, passou a ministrar curso de comércio exterior a pequenas empresas do Estado. A partir das dificuldades dessas empresas, criou o sistema Intrade.
Fonte: Diário Catarinense