A Organização dos Países Exportadores do Petróleo (Opep) convidou Brasil, Noruega, Reino Unido e mais quatro países para participar de uma reunião marcada para a próxima quinta-feira (9). O encontro discutirá a crise do setor e possíveis cortes de produção para diminuir a oferta no mercado internacional.
A expectativa é que produtores dos Estados Unidos também participem da reunião, segundo fontes ouvidas pela Dow Jones Newswires.
PUBLICIDADE
No dia seguinte, os ministros de Energia do G20, atualmente presidido pela Arábia Saudita, que também lidera a Opep, discutirão o colapso da demanda provocada pela pandemia do novo coronavírus e formas de reverter a queda nos preços.
Um porta-voz do ministro de Energia da Noruega afirmou que o seu governo participará do encontro caso o convite seja amplamente aceito pelos demais países. Em nota, o Brasil confirmou que estará na reunião do G20, mas não se pronunciou sobre o encontro da Opep.
A Arábia Saudita e outros integrantes da Opep tentam convencer os demais países que há pouco espaço para estocar os barris caso não haja um corte na produção. Com o excesso de oferta, o preço do petróleo despencou a níveis não vistos desde 2002.
Fonte: Valor