A Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep) e sua aliada Rússia, farão uma reunião técnica na terça e na quarta-feira para analisar a queda nos preços do petróleo bruto devido à epidemia do coronavírus, disse à AFP uma fonte próxima à entidade.
— Está previsto o encontro de uma comissão técnica mista para terça e quarta na capital austríaca (sede da Opep) — revelou a fonte.
PUBLICIDADE
Os preços do petróleo caíram fortemente desde o início do ano pelo temor crescente com a economia da China, afetada pela disseminação do vírus surgido em Wuhan.
O barril Brent, cuja cotação é feita em Londres, caiu abaixo dos US$ 60 após perder quase 12 pontos percentuais em um mês, valor mais baixo desde novembro de 2018.
Os investidores temem as consequências da epidemia. A China é o maior importador e o segundo maior consumidor de petróleo do mundo, sendo um player de peso no setor.
A comissão técnica da Opep é tradicionalmente encarregada de analisar a conjuntura do mercado petrolífero para auxiliar o cartel a ajustar suas cotas de produção e controlar os preços.
O próximo encontro de ministro dos países da entidade está previsto para 5 e 6 de março, liderado pela Arábia Saudita e seus aliados externos, entre eles a Rússia, na chamada Opep+. Mas nos últimos dias já se aventava a possibilidade de antecipar a reunião diante das incertezas geradas pela doença, que avança rapidamente.
A Opep+ reúne os 14 membros da Opep e outras dez potências petroleiras. Os países têm um acordo fechado no fim de 2016 para limitar as respectivas produções a fim de conter os preços do petróleo bruto diante de eventual oferta abundante.
A reunião de março tinha como meta original definir a renovação das cotas produtivas ou reduzi-las para sustar os preços.
Fonte: O Globo