O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, afirmou nesta quinta-feira que o fechamento do escritório da companhia em São Paulo, cujo plano foi anunciado esta semana, faz parte de um movimento de redução de custo.
Segundo ele, o escritório em São Paulo não é uma sede da companhia. “Não existe sede na avenida Paulista. A sede da companhia é na avenida Chile”, disse o executivo, referindo-se à via onde fica o endereço da Petrobras, no centro do Rio de Janeiro.
PUBLICIDADE
Castello Branco deu as declarações durante entrevista coletiva para falar sobre resultado da empresa, referente ao quarto trimestre de 2018, anunciado na noite de quarta-feira.
O executivo informou que, na linha de priorizar a sede na avenida Chile, a diretoria da companhia deixou o prédio novo no bairro da Lapa, também no centro do Rio, e voltou a se instalar no edifício sede, na Chile. “Fiz questão de retornar à sede. Esse prédio é icônico”, disse.
O diretor de assuntos corporativos, Eberaldo Neto, acrescentou que “vários prédios têm sido desmobilizados nos últimos anos". "Se não tivéssemos feito nada, teriam sido R$ 1 bilhão a mais nesses três anos [2017, 2018 e 2019], com aluguéis”, afirmou.
A Petrobras também vai incentivar os próprios funcionários a enviarem ideias e sugestões sobre medidas que possam reduzir custos e aumentar a eficiência da companhia.
Castello Branco disse ainda que a empresa está em um estágio inicial de elaboração de um programa de demissão voluntária. “Não há nenhuma decisão de demitir ninguém”, afirmou. Segundo ele, também ainda não há quaquer decisão sobre demissão de terceirizados.
Fonte: Valor