SÃO PAULO A produção média de petróleo da Petrobras no Brasil somou 2,23 milhões de barris por dia (bpd) em novembro, um crescimento de 2% em relação a outubro e de 7,7% na comparação com o mesmo período do ano passado.
Segundo dados operacionais divulgados nesta quintafeira pela estatal, a produção total de petróleo e gás natural em novembro foi de 2,86 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), um aumento de 1,77% em relação ao mês anterior e de 5,5% na base de comparação anual.
PUBLICIDADE
Do total petróleo e gás natural produzidos pela empresa, 2,74 milhões boed correspondem à produção no Brasil e os demais 120 mil boed, ao exterior.
O crescimento da produção média de petróleo no país se deve, principalmente, ao melhor desempenho operacional das plataformas que operam no complexo Parque das Baleias e da plataforma FPSO Cidade Saquarema, instalada no campo de Lula, no présal da Bacia de Santos.
Outro fator positivo, segundo a empresa, foi o início da operação de um novo poço conectado à plataforma FPSO Cidade Maricá, também em Lula.
Gás
Em relação à produção de gás natural da Petrobras no Brasil, excluído o volume liquefeito, foram 80,5 milhões de metros cúbicos por dia em novembro, alta de 3,8% em relação ao mês anterior.
Além do desempenho das plataformas do Parque das Baleias e da plataforma FPSO Cidade Saquarema, o resultado se deve ao retorno das operações da plataforma FPSO Cidade de Santos, após parada programada.
No exterior, a produção média de gás natural, também sem volume liquefeito, foi de 9,1 milhões de metros cúbicos diários em novembro, queda de 5,3% sobre outubro, devido, principalmente, à parada para manutenção na plataforma de Hadrian South/Lucius.
2016
O resultado de produção da Petrobras em novembro eleva a média de 2016 para 2,128 milhões de barris por dia, mas ainda fica 0,06% abaixo do apresentado no ano passado, quando produziu 2,129 milhões de barris diários. O patamar também está 0,8% abaixo da meta da estatal, de 2,15 milhões de barris por dia, no ano.
Apesar disso, o volume demonstra recuperação frente à queda sofrida em outubro. Com essa alta de 1,8%, a produção da companhia se aproxima do recorde histórico de 2,24 milhões de barris extraídos por dia, batido em setembro. O início de operação de um novo poço no navioplataforma Cidade Maricá pode ajudar a superar a marca. Se quiser de fato atingir seu objetivo de produção média em 2016, a Petrobras terá necessariamente que bater a marca histórica de produção de petróleo no Brasil. O mínimo que a estatal tem de extrair é 2,33 milhões de barris diários em dezembro, um aumento de 4,3% ante novembro, para chegar ao objetivo de alcançar média de 2,15 milhões de barris por dia.
Fonte: Valor Econômico/Juliana Machado e Renato Rostás