SÃO PAULO – A Petrobras conseguiu controlar um vazamento identificado ontem, por volta das 6h20.
Cerca de 1.500 litros de óleo foram derramados próximo à plataforma de processamento P-47, no campo de Marlim, na Bacia de Campos – cerca de 160 km da costa de Macaé.
Leia também:
o Presidente da BP não pretende deixar cargo (07/06/2010)
o Brasil é o 2º em consumo verde (04/06/2010)
O vazamento ocorreu em um mangote que faria a transferência de material da Plataforma P-47 para o navio Cap Jean, mas a operação ainda não havia começado.
A P-47 tem como função receber, tratar e armazenar o óleo produzido por outras plataformas da Bacia de Campos; sua função, portanto, não é produzir petróleo.
Segundo comunicado á imprensa, assim que constatou o problema a Petrobrás assionou o Plano de Emergência, mobilizando um helicóptero e quatro embarcações especializadas em recolhimento de óleo.
O vazamento foi imediatamente controlado e às 14h foi constatado que não havia mais vestígios de óleo no mar. Uma sindicância foi aberta para apurar as causas, e a empresa já notificou oficialmente a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), a Marinha e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Fonte: INFO Online/Paula Rothman
PUBLICIDADE