SÃO PAULO - A Petrobras estuda, ainda de forma preliminar, a venda de sua participação na petroquímica Braskem, segundo fonte a par do assunto.
No entanto, o desenho da operação não está definido e não deve haver um desfecho muito rápido. A Petrobras ainda não sabe se colocará à venda toda a sua fatia na Braskem ou apenas parte dela. A estatal tem 47% do capital votante e 36,1% do capital total da petroquímica.
Outra questão ainda em análise é como fica o acordo de acionistas da Braskem. A Odebrecht, controladora da petroquímica, tem direito de preferência na compra da participação da Petrobras. Porém, a expectativa é que não o exerça, já que também está às voltas com os desdobramentos da Operação Lava-Jato.
Além disso, a Petrobras tem contrato de fornecimento de nafta para a Braskem. Esse é mais um aspecto a ser definido em uma possível venda.
“É tudo muito embrionário ainda”, afirma um interlocutor familiarizado com o negócio.
A Braskem foi um dos ativos incluídos no novo plano de desinvestimentos da Petrobras, que prevê levantar US$ 13,7 bilhões neste ano e no próximo.
A possibilidade de venda da fatia na petroquímica alimenta a alta das ações da Petrobras nesta segunda-feira. No fechamento, Petrobras ON (4,99%) e PN (3,81%) ficaram entre os maiores ganhos da Bovespa e concentraram 25% de todo o volume negociado, com forte presença de investidores estrangeiros na compra.
Fonte:Valor Econômico/Talita Moreira
PUBLICIDADE