A Petrobras prevê aumentar em 30% as exportações de petróleo este ano, para 503 mil barris/dia. Em 2021, a expectativa da empresa é atingir 742 mil barris diários de embarques para o exterior, disse nesta quarta-feira (24) o gerente-executivo de comercialização e marketing da companhia, Guilherme França, durante a Argus Crude Conference, evento de petróleo que ocorre esta semana no Rio.
Com o aumento da produção do pré-sal, a expectativa da petroleira é que cada vez mais sejam exportados petróleos do tipo médio, e que a parcela de óleo pesado no mix de produtos vendidos para o exterior caia.
PUBLICIDADE
Ainda segundo as projeções da empresa, a participação do óleo médio nas exportações, de 62% no primeiro trimestre, deve subir para 76% em 2021.
China
A China é o principal destino das exportações de petróleo da Petrobras, e já responde por mais da metade dos embarques da estatal brasileira, disse França.
No primeiro trimestre, a China respondeu por 56% das exportações da Petrobras, na mesma linha dos patamares de 2016. As Américas, por sua vez, representam 26% do volume exportado, enquanto os demais países da Ásia por 11% e a Europa por 7%.
“A China tem aumentado suas importações e vai intensificar a importação do petróleo da Bacia do Atlântico”, disse o executivo.
Ao todo, a Petrobras é responsável por 46% das exportações brasileiras de petróleo. Em 2016, essa parcela era de 53%.
Fonte: Valor