RIO - O diretor financeiro e de relações com investidores da Petrobras, Ivan Monteiro, afirmou nesta quinta-feira, durante teleconferência com analistas, que a empresa planeja divulgar o novo plano de negócios da companhia, com horizonte 2015-2019, nos próximos 30 dias.
Ele reafirmou que a premissa principal do plano é a desalavancagem da petroleira.
Questionada sobre a curva de produção de petróleo da companhia para os próximos anos, a partir de 2016, a diretora de exploração e produção, Solange Guedes, disse que o cronograma de entrada em operação das novas unidades de produção estará definido no novo plano de negócios, mas afirmou que o crescimento médio da produção será “em linha com o que a gente vinha realizando até então”.
Muito questionado sobre a política de preços de combustíveis da companhia para os próximos anos, Monteiro pouco detalhou o assunto, ressaltando que a Petrobras praticará preços “competitivos e de mercado”.
Dividendos
Ivan Monteiro disse que voltará a pagar “normalmente” os dividendos a seus acionistas se a empresa registrar um resultado positivo este ano.
“Se realizarmos resultado positivo em 2015, pagaremos dividendos sobre esse resultado como fazemos normalmente”, disse o diretor, que voltou a destacar o foco do novo plano de negócios na desalavancagem da companhia.
“O capex [investimento em novos projetos], o opex [investimento em operações já existentes], os desinvestimentos, a priorização de ativos com maior retorno, tudo isso será um conjunto harmonioso de decisões que apontarão no sentido da desalavancagem”, afirmou o diretor.
Questionado diversas vezes sobre a necessidade de captação de recursos para a petroleira, Monteiro afirmou que “não há nenhuma possibilidade de buscar recursos via emissão de ações”. “Não há nenhuma discussão sobre isso na companhia”, disse.
Fonte: Valor Econômico/Rodrigo Polito, André Ramalho e Cláudia Schüffner | Valor
PUBLICIDADE