A unidade, no Parque das Baleias, poderá ser conectada aos primeiros poços e deverá extrair seu primeiro óleo até meados de novembro
RIO - A Petrobrás espera produzir 500 mil barris por dia no Parque das Baleias no Espírito Santo, em 2015, disse o gerente executivo de Exploração e Produção da empresa, José Antônio de Figueiredo, em entrevista sobre o lançamento da plataforma da P-57, que será destinada ao campo de Jubarte. Na próxima semana serão feitos os testes de navegação e resistência da plataforma. A unidade poderá ser conectada aos primeiros poços e deverá extrair seu primeiro óleo até meados de novembro. A produção deve atingir o pico em 2012.
A plataforma teve um custo de US$ 1,2 bilhão e tem conteúdo nacional divulgado pela Petrobrás na casa dos 68%. O Parque das Baleias é um grupo formado por sete campos petrolíferos na Bacia de Campos, a cerca de 80 quilômetros da costa capixaba. Além da P-57, a plataforma FPSO Capixaba, na área de Baleia Franca, entrou em operação este ano e deve atingir pico de produção ao longo de 2011. Também na área, já está a plataforma P-34, que atua no campo de Jubarte desde o final de 2006 e que foi a primeira a retirar petróleo da camada pré-sal no Brasil.
Em 2012, será a vez da entrada em produção da plataforma Cidade de Anchieta, que extrairá petróleo do pré-sal de seis poços no Campo de Baleia Azul. Também para a área, a Petrobrás está finalizando a contratação da P-58, que produzirá petróleo do pós-sal e do pré-sal, além da P-34, que passará por adaptações no estaleiro, voltará para produzir petróleo do pós-sal no campo de Baleia Azul.
PUBLICIDADE
Fonte: Agência Estado/
Kelly Lima