Petroleiros organizam manifestação para amanhã, em São Francisco do Conde (BA) contra a venda de refinarias da Petrobras. Organizado pelo Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindipetro-Bahia) e pela Federação Única dos Petroleiros (FUP), o movimento ocorrerá em frente à Refinaria Landulpho Alves (RLAM).
A unidade foi incluída no plano de desinvestimentos da estatal e, até o momento, tem o processo de venda mais adiantado, tendo recebido uma proposta da Mubadala Investment Company em julho.
PUBLICIDADE
A mobilização faz parte da campanha #PetrobrasFica e é liderada pela Frente Parlamentar Mista em Defesa da Petrobras, lançada em maio no Congresso.
Recentemente, os presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre, manifestaram a intenção levar um pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que o processo de venda das refinarias da estatal fosse suspenso, sob o argumento de que a criação de subsidiárias para a privatização das unidades seria ilegal.
No ano passado, o STF decidiu que não é necessária autorização legislativa para a venda do controle das subsidiárias e controladas de empresas públicas, sendo exigida apenas na privatização de empresas-matrizes.
A RLAM é a primeira refinaria brasileira e a segunda maior do país, com capacidade para processar 323 mil barris de petróleo por dia.
Fonte: Valor