O tom positivo dos mercados globais diante da reabertura das economias ao redor do globo, especialmente em solo europeu, dá o aval para a alta dos preços do petróleo na manhã desta terça-feira, tanto em Londres quanto em Nova York.
Por volta das 9h, o petróleo tipo Brent para entrega em julho subia 1,55% na Intercontinental Exchange (ICE), para US$ 36,08 por barril. Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril do WTI para o mesmo mês avançava 2,44%, para US$ 34,06.
PUBLICIDADE
“O clima positivo nas bolsas está puxando o petróleo para cima, com os mercados agora revisando para baixo os riscos derivados do novo coronavírus”, diz Carlo Alberto de Casa, analista-chefe da ActivTrades.
De acordo com ele, o preço atual do óleo bruto “parece refletir que os mercados veem o risco de uma segunda onda como sendo relativamente baixo, ou pelo menos os investidores estão apostando que isso não gerará mais fechamentos e bloqueios. No entanto, essa situação pode mudar rapidamente”, diz.
A expectativa dos agentes é que a retomada das economias dê apoio à demanda por energia, o que sustenta em alta os preços do petróleo. O governo espanhol já deu a permissão para a retomada de viagens de estrangeiros, enquanto o Reino Unido se prepara para permitir a abertura de lojas a partir de junho. Na Itália, restaurantes e lojas já voltaram a abrir desde o fim de semana, mas com medidas de precaução.
No noticiário específico do mercado de petróleo, o Ministério de Energia da Rússia disse que os preços da commodity devem se equilibrar em junho ou em julho. Dados da Baker Hughes mostram que o número de poços e plataformas de petróleo em operação nos Estados Unidos caiu mais de 65% desde meados de março.
Fonte: Valor