Os preços do petróleo operam em queda nesta terça-feira diante das preocupações renovadas sobre se Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e seus aliados vão concordar com um aprofundamento de cortes na produção. Ontem, o Ministério de Energia da Rússia voltou a colocar dúvidas sobre o tema com comentários sinalizando que, para o governo russo, ainda é cedo para avaliar o quanto a chance de redução na produção está pesando nas decisões dos investidores.
Além disso, o vice-ministro de Energia russo, Pavel Sorokin, declarou que o mecanismo da Opep e aliados não é infinitamente eficiente, pois existem limites para o quanto cada país pode cortar de sua produção.
PUBLICIDADE
“Enquanto outros membros produtores de petróleo parecem abertos à ideia de cortes mais profundos na produção, os russos parecem menos dispostos a se comprometer com isso nas reuniões de 5 a 6 de dezembro”, observou em nota a clientes o analista da corretora Oanda, Edward Moya.
Diante do cenário, os preços dos contratos do Brent para dezembro recuavam 0,94%, a US$ 60,99 o barril na ICE, em Londres, enquanto os preços do WTI para o mesmo mês tinham baixa de 1,49%, a US$ 54,98 o barril na Bolsa de Mercadorias de Nova York (Nymex).
Fonte: Valor