Os contratos futuros de petróleo fecharam em baixa nesta terça-feira (31), a última sessão de 2019, mas encerraram o mês de dezembro e o ano em firme alta.
O petróleo West Texas Intermediate (WTI) para entrega em fevereiro caiu 1% na Bolsa de Mercadorias de Nova York, aos US$ 61,06 por barril. Ainda assim, registrou um ganho mensal de quase 11% e avançou mais de 34% no acumulado do ano — o desempenho mais forte para o benchmark dos Estados Unidos desde 2016, quando registrou um aumento de 45%.
PUBLICIDADE
O petróleo Brent caiu 1%, para US$ 66 por barril, no último dia de negociação do ano, mas também se recuperou após cair nos últimos meses de 2018. No acumulado do ano, a referência global anotou um ganho de 22,7%.
A queda na última sessão do ano parece ter sido motivada mais pelo posicionamento, tendo em vista que os dados da Commodity Futures Trading Commission mostraram especuladores com sua maior posição comprada líquida desde maio, disse Robert Yawger, diretor de energia da Mizuho Securities, em nota. .
“Parece que uma certa porcentagem (de especuladores) está saindo hoje, apesar dos fundamentos bastante otimistas que dominam” o cenário, disse Yawger. Esses fatores de alta incluem a persistente tensão no Iraque, onde manifestantes apoiados pelo Irã tentaram invadir a embaixada americana em Bagdá, as expectativas de que os EUA e a China possam assinar o acordo comercial de"primeira fase" e dados positivos na China.
Fonte: Valor