Os preços do petróleo operam em queda nesta segunda-feira, perdendo tração após os ganhos da semana passada com o anúncio da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados liderados pela Rússia (Opep+) de aprofundar em 500 mil barris diários o corte da produção.
Os preços dos contratos do Brent para fevereiro caíam 1,06% nesta manhã, a US$ 63,70 o barril, na ICE, em Londres, enquanto os contratos do WTI para janeiro recuavam 1,13%, a a US$ 58,53 o barril, na Bolsa de Mercadorias de Nova York (Nymex).
PUBLICIDADE
Apesar de os cortes serem mais profundos do que o esperado e embora a mudança "tenha sido construtiva no prazo imediato, a questão principal é se isso é suficiente. Não esperamos que esses cortes tragam equilíbrio ao mercado ao longo do primeiro trimestre de 2020", observam os estrategistas do ING.
Outros analistas também duvidam que alguns países executem os cortes prometidos. "Com base em precedentes históricos, continuamos céticos quanto a países como o Iraque cumprirem seus cortes", disseram analistas do Bank of America Merrill Lynch.
Fonte: Valor