A secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Tatiana Prazeres, disse ontem, segunda-feira, que o déficit da balança comercial em novembro, de US$ 186 milhões, pode ser explicado pelo aumento das importações de combustíveis e lubrificantes no mês passado. Segundo ela, houve uma regularização das operações da Petrobras.
— Boa parte das operações que precisariam ser regularizadas ocorreu em novembro — afirmou.
O saldo da terceira semana de novembro, que ficou negativo em USS 952 milhões, já tinha sido o pior resultado semanal por conta do aumento das importações de combustíveis e lubrificantes.O déficit de novembro deste ano é o pior para o mês nos últimos 12 anos. Em novembro de 2000, o resultado foi negativo em US$ 658 milhões.
A secretária estimou que as exportações brasileiras devem terminar o ano com queda em torno de 5%.
— O cenário de fechamento é próximo do que se tem hoje — disse. — O fechamento do ano não será muito diferente do que ocorreu nestes 11/12 avos do ano — avaliou.
Segundo os dados divulgados nesta segunda-feira, as vendas externas têm queda de 4,7% de janeiro a novembro em relação ao mesmo período do ano passado. Ela destacou que, apesar da retração, o resultado estará perto do recorde de 2011:
— Estamos muito mais próximos do ano recorde de 2011 do que de outros anos anteriores.
Fonte:Zero Hora
PUBLICIDADE