A Petrorecôncavo, por meio de sua subsidiária Potiguar E&P, venceu a chamada pública aberta pela distribuidora Potigás, do Rio Grande do Norte, para fornecer gás natural ao mercado local a partir de janeiro de 2022. O volume contratado será de 236 mil metros cúbicos diários – volume suficiente para atender toda a demanda atual do Estado.
Segundo a petroleira, a empresa apresentou a “proposta mais competitiva e melhores condições comerciais”. A próxima etapa no processo será a celebração do contrato de compra e venda do gás natural com a Potigás, com duração de dois anos.
PUBLICIDADE
O acordo está condicionado à celebração de contratos entre a Potiguar E&P e a Petrobras, para acesso à infraestrutura de escoamento da estatal, e para processamento do gás na Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) de Guamaré (RN); e ao fechamento de um contrato entre a Potiguar E&P e a Transportadora Associada de Gás (TAG), para acesso à malha de gasodutos de transporte.
A Petrorecôncavo esclareceu que todos esses contratos se encontram em fase de negociação.
A Potigás destacou, por sua vez, que o acordo com a Potiguar E&P representará uma redução de 35% no valor da molécula, na comparação com os preços hoje praticados pela Petrobras, atual fornecedora da distribuidora.
Segundo a concessionaria, toda a economia gerada pela nova contratação será integralmente repassada para o consumidor final. Se o contrato passasse a vigorar de imediato, a redução para o usuário de gás natural veicular (GNV), segmento responsável pelo maior volume de venda da Potigás, seria de R$ 0,65 por m3 na bomba.
Fonte: Valor