A Política Nacional de Resíduos Sólidos reúne diversos conceitos modernos voltados à área de gestão de resíduos sólidos, entre elas estão a responsabilidade compartilhada; gestão integrada; inventário; sistema declaratório anual; acordos setoriais; ciclo de vida do produto; não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos, bem como disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos; logística reversa; princípios do direito ambiental; a elaboração de planos de gestão municipal, estadual e nacional, de gerenciamento pelo setor empresarial e o destaque para a inclusão social por meio do fortalecimento das cooperativas de catadores.
O diretor da ABLP João Gianesi Netto disse que essa questão tem de ser discutida sob uma visão operacional, ambiental e jurídica. "Eu acho que o momento é muito oportuno e em função disso estamos trazendo uma palestra do Ministério Público ajudando a promover soluções ambientais", destacou.
Gianesi Netto disse ainda que no Estado de São Paulo existem três aterros para resíduos perigosos licenciados pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) que operam nas cidades de Caieiras, São José dos Campos e Tremembé.
Fonte: DCI
PUBLICIDADE