O setor de confecção de roupas liderou o volume de negócios fechados no portal Brasil Web Trade, apresentado há dois dias no Rio-à-Porter, no Cais do Porto. De acordo com a gerente de negócios internacionais do Banco do Brasil, Rita de Cássia Muniz Alves, cerca de 30 compradores brasileiros buscaram atendimento no estande do banco desde a abertura do salão de negócios.
Desde quando foi lançado, em 2002, o portal teve 3.700 operações efetuadas e negociou U$$ 20 milhões, segundo a gerente. O serviço, que ensina visitantes e expositores como negociar e exportar mercadorias, também foi apresentado, no domingo, a 30 compradores estrangeiros convidados pelo banco. Ao todo, são mais de 11 mil empresários cadastrados, sendo 7.200 exportadores e 4.100 importadores.
Um dos atrativos do Brasil Web Trade é o desconto de 50% oferecido pela Fedex e os preços diferenciados dos Correios pelo transporte das mercadorias. O deságio é calculado levando em conta os destinos das exportações e importações e o peso da remessa. Por esse motivo, o valor não é fixo. Para quem estiver de olho no mercado internacional, o melhor é pesquisar e descobrir qual empresa oferece mais vantagens, segundo Rita. "A gente recomenda que o cliente faça a cotação nas duas empresas".
O limite máximo de exportação pelas micro e pequenas empresas é de R$ 50 mil (valor máximo das exportações na modalidade Declaração Simplificada de Exportação - DSE) pela internet. O prazo de entrega varia de dois a quatro dias, em qualquer lugar do mundo.
O Brasil Web Trade funciona como uma loja virtual, na qual as importações podem ser pagas de maneira simplificada, com cartão de crédito ou por ordem de pagamento. O banco é o custodiante (garantidor) do documento, e só entrega o dinheiro ao exportador depois que o importador recebe a mercadoria. "O empresário consegue exportar sem ter que sair da mesa", informou Rita. Para utilizar o sistema, basta o exportador se cadastrar no BB, usar o portal e nele incluir a descrição e as fotos do produto.(Fonte: Jornal do Commercio/RJ
Haline Tavares)
PUBLICIDADE