SÃO PAULO - O governo estima reduzir pela metade o tempo que leva hoje o trâmite para exportação e importação, com o anúncio de medidas que visam reduzir a burocracia e também simplificar as regras tributárias.
“Existem metas em relação à Receita (Federal), queremos reduzir o tempo para a exportação e a importação pela metade”, informou o ministro Guido Mantega, que se reuniu nesta manhã com empresários da indústria em São Paulo. “Hoje o prazo da Receita (Federal) para as exportações é de 13 dias e iremos reduzir isso para 8.” O tempo para liberação das importações também deve ser reduzido na mesma medida.
PUBLICIDADE
Entre as medidas para isso, ele destacou a melhora no sistema de drawback e também a implantação da nota fiscal eletrônica. “Isso irá diminuir o número de guias utilizadas diminuindo a burocracia”, segundo o ministro.
Para melhorar a competitividade da indústria, Mantega também destacou a criação de duas comissões, formadas por empresários e representantes do governo, para discutirem com maior agilidade melhorias que podem ser feitas tanto na frente trabalhista quanto na tributária. “Discutimos questões trabalhistas também e estamos criando uma comissão junto ao Ministério do Trabalho para examinar de perto essas questões”, disse, referindo-se à pauta de discussão na reunião com os empresários. “Estamos criando também uma comissão tributária, para dirimir dúvidas e reduzir os contenciosos nessa área. Essas comissões já vinham sendo discutidas e agora estão tomando corpo.”
Fonte: Valor Econômico/Juliana Elias e Rodrigo Pedroso