Da agência Reuters
A produção brasileira de aço e as vendas no mercado doméstico avançaram em setembro ante agosto, mas continuaram apresentando queda ante igual mês de 2008, conforme dados divulgados ontem pelo Instituto Aço Brasil (IABr).
A produção de aço bruto no País no mês passado foi de 2,7 milhões de toneladas, expansão de 1,5% sobre agosto e queda de 9,9% quando comparada com igual mês do ano passado. A produção de laminados, por sua vez, ficou em 1,9 milhão de toneladas no último mês, queda de 1,5% ante agosto e retração de 8,5% contra o verificado um ano antes.
No acumulado dos nove primeiros meses do ano, a produção de aço bruto totalizou 18,5 milhões de toneladas e a de laminados ficou em 14,1 milhões de toneladas, quedas de 31,3% e de 28,6%, respectivamente, ante igual intervalo de 2008.
Já as vendas internas totalizaram 1,6 milhão de toneladas em setembro, avanço de 11,1% sobre o mês anterior, "refletindo a tendência de recuperação no mercado interno", segundo o IABr. "Quando comparado, entretanto, com igual período de 2008, registra-se decréscimo de 16,6%", informou a entidade. (Fonte: Jornal do Commercio)
PUBLICIDADE