A produção mundial de aço bruto cresceu 6,6% em outubro, na comparação com o mesmo mês de 2012, e somou 134,3 milhões de toneladas, informou ontem a associação global do setor, World Steel Association (Worldsteel). Em relação ao mês de setembro, houve um aumento de 1,3% no volume de aço produzido mundialmente.
A China foi mais uma vez o destaque da produção global de aço bruto, com 48,5% do total produzido pelos 65 países considerados no levantamento da Worldsteel. O país produziu 65,1 milhões de toneladas no décimo mês do ano, um incremento de 9,2% em relação ao mesmo mês do ano passado.
PUBLICIDADE
De acordo com a Worldsteel, o volume produzido no Japão cresceu 7,7% em outubro, na comparação com o mesmo mês de 2012, para 9,5 milhões de toneladas. Em seguida, os Estados Unidos tiveram a terceira maior produção, com 7,4 milhões de toneladas, alta de 8,7% em um ano. A Rússia produziu 5,7 milhões de toneladas, queda de 1,5%.
O Brasil foi o nono maior produtor global no mês passado, atrás também de Índia, da Coreia do Sul, da Turquia e da Alemanha. A produção brasileira somou 3,020 milhões de toneladas em outubro, recuo de 2,8% frente ao volume do mesmo mês do ano passado.
No acumulado dos dez primeiros meses do ano, a produção global de aço bruto totalizou 1,321 bilhão de toneladas, uma alta de 3,2% frente ao registrado em igual intervalo de 2012.
Somente a China produziu aproximadamente 652,5 milhões de toneladas de aço de janeiro a outubro deste ano, cerca de 49,4% do total da produção mundial. O volume é 8,3% superior ao total produzido pelas siderúrgicas chinesas no mesmo período de 2012.
A entidade que representa o setor mundialmente divulgou ainda que o uso da capacidade das siderúrgicas globais foi de 77,5% em outubro, 1,8 ponto percentual abaixo do verificado no mês anterior. Mas esse índice é 2,5 pontos acima de outubro do ano passado.
Fonte: Valor Econômico Olivia Alonso | De São Paulo