Receba notícias em seu email

MSC

Assinado contrato de concessão da dragagem do acesso do Porto de Paranaguá

Foi assinado nesta quinta-feira (12), no Palácio do Palácio do Planalto, em Brasília, pelos governos federal e o do Paraná, o contrato de concessão do canal de acesso dos portos paranaenses de Paranaguá e Antonina. A concessão, a primeira do tipo no Brasil, resultou em pagamento de outorga de R$ 276 milhões, pelo Consórcio Canal Galheta Dragagem (CCGG), formado pelas empresas FTS Participações Societárias, Deme Concessions e Deme Dredging, que ficará responsável pela operação do canal pelos próximos 25 anos e vai investir R$ 1,2 bilhão nos cinco primeiros anos do contrato.

Os recursos serão aplicados inicialmente em obras de dragagem e aprofundamento para ampliar o calado operacional do canal, de 13,3 para 15,5 metros, o que vai permitir a passagem de embarcações de porte maior do que as que atracam hoje e aumentar a capacidade de movimentação de cargas pelo terminal. Além disso, o consórcio será responsável pela manutenção permanente e pela modernização da sinalização.


PUBLICIDADE



O Porto de Paranaguá é um dos principais corredores logísticos do país, com forte atuação no escoamento de grãos e outras commodities agrícolas, conectando a produção nacional aos mercados internacionais. A expectativa é de que, com o aumento do calado e a atracação de navios de maior porte, além do crescimento na capacidade de movimentação de cargas, principalmente da produção agrícola do Sul e do Centro-Oeste, sejam reduzidos custos logísticos.






Pesa

      Zmax Group    NN Logística
       

intermodal

 

 

Navalshore

 

  Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira