O Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) treinará mais 212.638 trabalhadores para implantação de empreendimentos nos próximos cinco anos, informou o coordenador executivo do Prominp, José Renato Ferreira de Almeida, nesta sexta-feira (11/11), em São Paulo. Até hoje, cerca de 80 mil pessoas já foram treinadas pelo programa.
“Nosso desafio é fazer com que a indústria nacional tenha capacidade produtiva para atender à demanda do setor de petróleo e gás, que envolve tecnologia e qualificação profissional, entre outras vertentes”, afirmou José Renato de Almeida.
Com o crescimento do investimento na área, o Programa visa identificar, com antecedência, as categorias profissionais que a cadeia de fornecedores da Petrobras vai necessitar nos próximos anos, para então qualificar os profissionais em número condizente com a demanda desse mercado.
O objetivo do Prominp é maximizar a participação da indústria nacional de bens e serviços, em bases competitivas e sustentáveis, na implantação de projetos de óleo e gás no Brasil e no exterior. O desafio é a identificação das lacunas e a adoção de possíveis ações corretivas.
O executivo participou do evento Diálogos Capitais 2011, promovido pela revista Carta Capital. O tema dos debates foi “Ensino Técnico: uma necessidade para o País, uma alternativa para os jovens”. A palestra ministrada pelo executivo tratou do Prominp e das carreiras técnicas na cadeia de petróleo e gás.
Fonte: AGENCIA PETROBRAS
PUBLICIDADE