A Raízen, joint venture entre Shell e Cosan, informou nesta segunda-feira em fato relevante que acertou a compra do negócios de lubrificantes da Shell no Brasil, por valor não divulgado.
A aquisição engloba uma fábrica de lubrificantes localizada na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, a base de Duque de Caxias e a cadeia de distribuição, incluindo seus contratos.
O fechamento da operação está sujeito ao aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
A Raízen Combustíveis, que passou a deter 100% do capital da Raízen Energia como parte dos preparativos para a oferta pública inicial de ações (IPO) cujo pedido já foi protocolado, atuava como agente exclusivo de venda de lubrificantes Shell a partir de um contrato de 10 anos, que venceu.
“Com o vencimento deste contrato de agenciamento, Raízen e Shell negociaram uma ampliação do escopo do relacionamento mantido até o momento, com a aquisição da totalidade do negócio de lubrificantes da Shell no Brasil”, informou a companhia, no documento enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Em 2018, a Raízen já havia comprado a operação de refino, lubrificantes e distribuição de combustíveis da Shell na Argentina por US$ 950 milhões.
PUBLICIDADE
Fonte: Valor