A companhia de energia espanhola Repsol pediu um financiamento à União Europeia, no âmbito do Acordo Verde, para desenvolver um eletrolisador de 100 megawatts para a produção de hidrogênio, aproveitando que a Europa tem como objetivo aumentar a produção do hidrogênio para cumprir sua missão ambição de zerar emissão de gases de efeito estufa, produzidos por veículos, até 2050.
A Repsol, com sede em Madri, anunciou hoje que fez o pedido como parte de uma coalizão de quinze sócios para construir o eletrolisador que seria conectado a uma unidade industrial da Repsol.
PUBLICIDADE
Os eletrolisadores usam eletricidade para dividir a água em oxigênio e hidrogênio, que gera energia quando consumido em uma célula a combustível.
O projeto envolverá três anos de pesquisa, desenvolvimento e construção, disse a Repsol, além de dois anos de demonstração e validação.
A energia do hidrogênio produzida a partir de energia renovável poderia proporcionar reduções substanciais de emissões para a UE, mas os custos são atualmente muito altos para competir com os combustíveis fósseis mais baratos.
A Repsol disse que o projeto pode reduzir os custos para cerca de 3 euros (US$ 3,64) por quilo de hidrogênio.
Fonte: Valor