SÃO PAULO - A Samarco - joint venture da Vale e da BHP Billiton na área de pelotização - assinou hoje um protocolo de intenções com o governo de Minas Gerais para levar a cabo um projeto que prevê a instalação de um mineroduto e uma unidade de beneficiamento de minério de ferro no Estado.
O mineroduto - que será o terceiro da companhia - recebeu também hoje a licença prévia do Ibama. O sistema, segundo o projeto, terá 399 quilômetros de extensão, com a finalidade de fazer o transporte da produção das minas de Mariana e Ouro Preto, em Minas Gerais, às unidades de pelotização da Samarco em Anchieta, no Espírito Santo.
As instalações previstas para Minas Gerais estão dentro do escopo de um projeto da Samarco que prevê a construção da quarta planta pelotizadora em Anchieta. A meta é elevar a capacidade de produção anual em 37,5%, para cerca de 30,5 milhões de toneladas de pelotas.
Os investimentos - que também incluem adaptações no terminal portuário da empresa - são estimados em R$ 5 bilhões, sendo metade desses recursos prevista para o Espírito Santo.
A expectativa é que os estudos de viabilidade sejam concluídos até o fim deste ano, para posterior apreciação dos acionistas. Se aprovado, o início das obras deve ocorrer no primeiro trimestre de 2011, com começo da produção prevista para novembro de 2013.
Fonte: Valor Econômico/Eduardo Laguna
PUBLICIDADE