O secretário de Planejamento do estado, Osmam Cartaxo, disse nesta quinta-feira, 2, que o município de Santa Rita dispõe de infraestrutura para receber a instalação de uma Zona de Processamento para Exportação(ZPE), que o governo pretende criar, através de projeto de lei encaminhado para Assembleia Legislativa.
“O município de Santa Rita tem rede ferroviária, acesso direto ao Porto de Cabedelo além de um Distrito Industrial com capacidade e infraestrutura”, disse Cartaxo.
Segundo o secretário, 80% do que for produzido pela ZPE serão destinados à exportação com produtos beneficiados por renúncia fiscal.
“O que for produzido estará livre de IPI frete alfandegário, além de isenção de impostos estaduais, como ICMS”, explicou Cartaxo.
Osmam Cartaxo adiantou que a ZPE estará voltada para produção de produtos de alta tecnologia e manufaturados, e que há empresários interessados em instalar empresas no DI de Santa Rita. “Já recebemos contatos e vamos fazer uma manifestação de interesse para atrair o empresariado”.
Em 1989, o então governador Tarcísio Burity criou uma Zona de Processamento para Exportação no município de Cabedelo, que jamais saiu do papel. O governo hoje retoma a iniciativa com a mesma finalidade: atrair empresas exportadoras de grande porte.
Fonte: Paraiba.com.br/João Costa
PUBLICIDADE