O Plenário do Senado aprovou ontem (31) a adesão do Brasil a 14 acordos internacionais. Os projetos de decreto legislativo (PDS), acolhidos um pouco antes pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), seguem para promulgação pela Mesa do Congresso Nacional.
Um desses projetos aprova texto do Comitê de Proteção ao Meio Ambiente Marinho com novos procedimentos e cuidados nas atividades de transporte marítimo e operação de embarcações, incluindo plataformas de exploração de petróleo e gás. O texto, de 2007, atualiza a lista de substâncias capazes de poluir o meio ambiente marinho.
Justiça
Outro PDS aprovado pelos senadores endossa convenção sobre o acesso internacional à Justiça, assinado em outubro de 1980. O objetivo é assegurar que cada país signatário da convenção proporcione o acesso à Justiça aos cidadãos estrangeiros, inclusive com tradução do idioma.
Leia mais
Aprovados 14 projetos que acatam textos de acordos internacionais celebrados pelo Brasil
Os senadores aprovaram também projeto que acolhe convenção internacional para a proteção das pessoas contra o desaparecimento forçado, assinado em 6 de fevereiro de 2007.
Outro PDS aprova emenda a convenção sobre proibição ou restrição ao emprego de armas excessivamente lesivas. A intenção é combater o abandono de campos minados, capazes de provocar danos à população civil com o fim dos conflitos.
Três acordos que prevêem o exercício de atividades remuneradas por parte de dependentes de pessoal diplomático foram assinados em 2009 com Togo, Bolívia e Botsuana e agora aprovados pelos senadores.
Cooperação
Foram acolhidos ainda vários acordos bilaterais, como o assinado entre o Brasil e a África do Sul, em 2008, para assistência mútua entre suas administrações aduaneiras, e o celebrado com a Arábia Saudita, em 2009, para facilitar investimentos recíprocos.
Os senadores também aprovaram acordo assinado com a Líbia, em 2009, na área de sanidade animal, e o celebrado com a Jordânia em 2008 para a cooperação econômica e comercial.
Trânsito
Vai à promulgação o decreto legislativo que aprova acordos do Brasil com a Colômbia (2007), para facilitar o trânsito de pessoas dos dois países, e com Suriname, sobre extradição (2004).
Um acordo trilateral entre Brasil, Índia e África do Sul sobre padronizações, regulações técnicas e avaliações de conformidade de produtos, assinado em 2008, também foi acolhido.
Fonte: Agência Senado
PUBLICIDADE