O senador Vicentinho Alves defendeu em Plenário, na segunda-feira (5), a aprovação do Projeto de Lei do Senado (PLS) 497/2011, de sua autoria, que vincula a construção de eclusas às usinas hidrelétricas previstas nas políticas nacionais para a expansão da oferta de energia.
Vicentinho explica que, pelo modelo atual de construção de hidrelétricas no país, as concessionárias de usinas hidrelétricas não constroem eclusas alegando que os altos custos de sua implantação teriam que ser repassados aos consumidores de energia elétrica. O senador observa, no entanto, que o próprio Ministério dos Transportes reconhece que a construção de uma eclusa juntamente com a de uma hidrelétrica apresenta custos bem menores que sua implantação independente ou posterior.
Na avaliação do parlamentar, devido ao papel fundamental que uma rede de eclusas poderia desempenhar na melhoria do sistema de transporte, sobretudo na Região Norte do país, bem como pelo efeito ambiental favorável de possibilitar a mobilidade dos cardumes de peixes, o Estado deveria assumir os custos da construção.
- A falta dessa vinculação [da construção de hidrelétricas à de eclusas] tem custado muito caro à sociedade brasileira. Estamos deixando de aproveitar uma oportunidade única, que, se bem utilizada, dotaria o país de uma rede de eclusas, disponibilizando, assim, um modo de transporte barato e eficiente, tanto para carga quanto para passageiros - disse.
Fonte: Agência Senado
PUBLICIDADE