Angra dos Reis - O grupo francês Technip - responsável pelo Terminal Portuário de Angra dos Reis - confirmou sua intenção de construir a sua segunda fábrica de tubos flexíveis no país, na cidade de Angra. A informação foi dada pelo diretor de Recursos Humanos da Technip no Brasil, Nelson Prochet.
- O objetivo da companhia é construir a fábrica em Angra dos Reis. Porém, ainda temos todo um processo de aquisição das licenças ambientais e de procedimentos a serem cumpridos para iniciarmos a construção da unidade. A nossa ideia é começar as operações em 2014, se possível ao final de 2013 - explicou o diretor.
Desde o anúncio da instalação da fábrica, o município de Vila Velha, no Espírito Santo, e Angra disputam a nova unidade. Segundo o executivo, toda empresa precisa ter alternativas.
- Precisamos ter um plano B. Mas não existe motivo para preocupação da população, porque a intenção continua sendo construir a fábrica em Angra - afirmou Nelson. Ele ressaltou que a empresa já tem planos para que a ampliação do porto não prejudique o trânsito no município.
- Nós temos a preocupação de não afetar a vida da cidade de Angra dos Reis. Não criarmos engarrafamentos, não aumentarmos o trânsito. Estamos planejando fazer grande parte da entrega dos materiais por via marítima, para minimizar o impacto das obras no tráfego da cidade - afirmou.
O projeto de expansão da Technip para o Porto de Angra será executado em três fases nas quais se pretende aumentar a área local em cerca de 160 mil m², dos atuais 78 mil m², para 238 mil m², e ampliar o cais atual de 396m para 1063m. No total, devem ser gerados 2 mil empregos diretos e seis mil indiretos (ao longo das 3 etapas da expansão). Para formar mão de obra local, a companhia irá instalar um Centro de Treinamento na cidade.
A estimativa é de que R$ 600 milhões sejam investidos no empreendimento. A previsão é de que em cerca de cinco anos, a Technip conclua a estrutura de exploração do pré-sal no Terminal Portuário. Segundo os dados da empresa, a cidade possui um potencial de 100 bilhões de barris de petróleo. A empresa Petrobrás - uma das maiores clientes da Technip - será responsável por investir cerca de 200 bilhões de reais nos próximos cinco anos, para montar a logística da exploração do petróleo. O objetivo dos investimentos é transformar o porto da cidade em um instrumento de desenvolvimento do Pré-sal.
Fonte:Diário do Vale
PUBLICIDADE
http://diariodovale.uol.com.br/noticias/1,44238,Technip-confirma-intencao-de-construir-fabrica-de-tubos-em-Angra.html#axzz1U3bUwg5r