A Total Eren, um dos principais produtores independentes de energia renovável com sede em Paris, dá início a estudos para o desenvolvimento de um projeto de hidrogênio verde em grande escala denominado “H2 Magallanes”. O sistema totalizará até 10 GW de capacidade eólica instalada a ser localizado próximo à comuna de San Gregorio, na região de Magallanes, sul do Chile.
O projeto está inserido no objetivo do Chile de figurar entre os líderes globais na produção de hidrogênio verde por eletrólise, com uma meta de 25 GW até 2030.
Espera-se que o hidrogênio verde tenha um papel fundamental na economia global no futuro, pois permite armazenar e transportar energia. Por ser produzido com energias renováveis, o hidrogênio verde pode ser usado em vários campos para substituir os combustíveis que emitem CO2. Além disso, também oferece uma resposta competitiva aos múltiplos desafios enfrentados pelas energias renováveis, tais como a capacidade de despacho, armazenamento e distância entre o recurso renovável e os principais consumidores de energia.
PUBLICIDADE
Com um dos melhores recursos solares e eólicos do mundo, o Chile figura entre os países mais promissores para desenvolver hidrogênio verde competitivo, seja para uso local ou exportação para os mercados americano, asiático e europeu.
A Total Eren assegurou grandes terrenos na região de Magallanes que se beneficiam das melhores condições de vento onshore do mundo, bem como de acesso direto ao mar.
O Projeto H2 Magallanes consistirá em até 10 GW de capacidade eólica instalada, juntamente com até 8 GW de capacidade de eletrólise, uma planta de dessalinização, uma planta de amônia (NH3) e instalações portuárias para transportar a amônia verde para os mercados nacional e internacional. A meta consiste em realizar estudos, a fim de lançar o projeto em 2025, com o horizonte de produção de hidrogênio em2027.
No âmbito do projeto, em 10 de novembro de 2021 a Total Eren assinou um acordo de colaboração com a Universidade de Magallanes, instituição pública de renome com grande experiência nas áreas de Engenharia e Estudos Ambientais e Sociais.
Esta parceria público-privada será centrada em três pilares principais: Estudos Ambientais e Sociais, Educação e Pesquisa e Desenvolvimento. Em particular, a Total Eren e a Universidade de Magallanes irão colaborar na elaboração do Plano de Engajamento das Partes Interessadas do projeto de acordo com as melhores práticas definidas pelo guia de padrões do Ministério de Energia do Chile.
Além do Chile, a Total Eren está trabalhando em vários projetos de hidrogênio verde de grande escala em todo o mundo.