O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, defendeu nesta terça-feira a necessidade de a companhia produzir petróleo e gás a baixo custo e com baixos níveis de emissão de gases de efeito estufa em meio à transição energética para uma economia de baixo carbono.
“Entendemos que transição energética deve ser levada a sério”, disse o executivo durante o evento virtual Ceraweek, promovido pela consultoria IHS Markit.
PUBLICIDADE
Castello Branco defendeu uma “transição energética responsável” e lembrou que a companhia tem como meta aprovar apenas os projetos que sejam rentáveis a um cenário de barril de petróleo valendo US$ 35.
“Absolutamente nenhum projeto será aprovado se não satisfizer esse critério. Temos que conviver com cenário de baixos preços. Começamos a preparar a companhia para sobreviver e navegar neste cenário desafiador”, acrescentou.
Segundo o presidente da Petrobras, a companhia reduziu as emissões de gases de efeito estufa em 40% em suas operações nos últimos cinco anos, mas ainda tem espaço para diminuir as emissões nas atividades de refino.
O executivo lembrou que a estatal tem apostado em maior uso de tecnologia e soluções como inteligência artificial e melhoria na capacidade de computação para reduzir os custos de produção.
“Transformação digital é uma parte muito importante da nossa estratégia. Isso nos permite reduzir tamanho de investimentos e nos preparar para transição energética como produtores de custos baixos”, disse.
Roberto Castello Branco está de saída da Petrobras. Porém, sua substituição pelo general Joaquim Silva e Luna, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro, ainda depende da aprovação do conselho de administração da estatal.
Fonte: Valor