As exportações de grãos da Ucrânia já somam 300 mil toneladas neste mês, volume similar ao de março, mas que corresponde a menos da metade dos embarques de maio do ano passado, relatou a agência Reuters, citando dados do Ministério da Agricultura do país. Nos primeiros dias de maio de 2021, a Ucrânia exportou 667 mil toneladas.
As estatísticas do ministério mostraram que a Ucrânia exportou 46,17 milhões de toneladas até agora na temporada 2021/22 (julho-junho), um aumento em relação às 39,65 milhões da temporada anterior. Ocorre que a maior parte dessas vendas ao exterior aconteceu antes de a Rússia invadir a Ucrânia, em 28 de fevereiro.
PUBLICIDADE
Do total das exportações deste mês, foram 284 mil toneladas de milho, 8 mil toneladas de cevada e 6 mil de trigo. O ministério não informou como os grãos foram entregues.
Autoridades agrícolas de alto escalão disseram à Reuters que a Ucrânia exportou até 300 mil toneladas de grãos em março e 1,09 milhão de toneladas em abril. O ministério disse que os volumes de exportação de 2021/22 incluem 18,53 milhões de toneladas de trigo, 21,50 milhões de toneladas de milho e 5,68 milhões de toneladas de cevada.
A Ucrânia costumava exportar a maioria de seus produtos por meio de portos marítimos, mas a guerra com a Rússia levou ao fechamento dos terminais do país no Mar Negro. Com isso, os embarques passaram a ser feitos de trem, através de sua fronteira ocidental, ou em pequenos portos do rio Danúbio.
Fonte: Valor