A Usiminas comunicou que está em busca de um sócio estratégico, porém minoritário, para operar no setor de mineração e logística (ferrovia e portos) por meio de uma nova empresa do grupo.
Essa empresa deverá surgir neste ano e poderá eventualmente abrir capital. A Usiminas será a controladora, mas não tem percentual de participação ainda definido.
O grupo disse que busca agregar valor aos negócios, mesma justificativa que deu para se tornar sócio em empresas da construção civil. Mas afirmou que seu "grande foco" ainda são os aços planos.
No final de 2008, a Usiminas adquiriu jazidas de minério em Serra Azul, região do quadrilátero ferrífero mineiro, que terá capacidade de produzir até 30 milhões de toneladas por ano em 2014. Dois terços da produção será exportada. Atualmente essas minas operam com capacidade de 6,2 milhões de toneladas por ano.
A siderúrgica detém 20% de participação na MRS Logística e tem projeto de construir um porto em Sepetiba (RJ) para iniciar suas operações em 2014.(Fonte: Folha de S.Paulo/PP/DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE)
PUBLICIDADE