SÃO PAULO - A japonesa Sumitomo Corporation vai adquirir 30% do capital da Mineração Usiminas por meio da subscrição de novas ações. A informação consta de fato relevante divulgado nesta manhã pela Usiminas e no qual consta que o valor do negócio pode chegar a US$ 1,929 bilhão. Desse total, US$ 579 milhões "estão condicionados à confirmação de eventos futuros".
"A formalização da subscrição de ações da Mineração Usiminas pela Sumitomo Corporation está sujeita à assinatura dos contratos definitivos, com previsão para final de agosto deste ano, e à satisfação de determinadas condições", conforme o fato relevante.
Em reunião do conselho de administração da empresa realizada ontem, também foi decidido que a participação acionária da Usiminas na MRS Logística será transferida para a Usiminas Participações e Logística (UPL), holding controlada pela companhia.
Já os ativos de mineração e participações societárias em terminais de embarque na região de Serra Azul (MG), ações representativas de 49,9% do capital votante e 83,3% do capital total da UPL e o terreno localizado em Itaguai (RJ) vão passar para a Mineração Usiminas.
De acordo com a companhia, as medidas de reorganização fazem parte do plano de "otimização e agregação de valor aos negócios relacionados à exploração de minério de ferro e atividades de logística". Em fevereiro, a Usiminas comunicou que buscava parceiros estratégicos para o negócio.
No ano passado, a concorrente Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) já havia comunicado a segregação de seus ativos de minério de ferro e logística numa única empresa.
(Fonte: Valor Econômico/Ana Luísa Westphalen)
PUBLICIDADE