Brasília. A utilização da capacidade instalada na indústria (UCI) ficou em 80,1% em junho, ante 80,6 % registrado em maio. Os dados foram divulgados ontem (5) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com Fábio Guerra, economista da CNI, a utilização da capacidade instalada teve em junho o menor percentual desde abril de 2009, logo após o início da crise. O faturamento real da indústria caiu 5,7% e as horas trabalhadas na produção tiveram queda de 3% em junho na comparação com maio, na série livre de influências sazonais.
Para a CNI, "os resultados de junho apontam a quarta queda consecutiva da atividade industrial, com intensificação do movimento de baixa". O economista Flávio Castelo Branco, da CNI, acredita, inclusive, que as incertezas da economia, como a elevação de juros, contribuíram para a queda nos investimentos.
PUBLICIDADE
Emprego
O emprego diminuiu 0,5% e a massa salarial, 0,8%. Os dois itens registraram retração pelo quarto mês consecutivo, o que, para CNI, representa baixa atividade e começa a ter impacto sobre o mercado de trabalho. Na avaliação da CNI, a Copa do Mundo teve papel importante, pois agravou o quadro com as interrupções de jornada e a queda nas vendas. Para Guerra, a massa salarial real é uma variável que mostra a retração do mercado de trabalho da indústria.
Fonte: Diário do Nordeste (CE)